Marketing Digital: Como aprender SEO senhor redator?

Uma boa estratégia de SEO (Otimização para motores de busca) para um site ou blog, DEVE se basear em conteúdo, sim CONTEÚDO. Garantido um conteúdo próprio e de qualidade, passamos para as tecnicas de otimização On Page e Off Page (falaremos mais sobre os dois termos em outros posts).

Ok, conteúdo é importante, mas quem criará esse conteúdo?

Muitos clientes preferem elaborar o seu próprio texto de uma página básica, como um “Quem somos”, por exemplo. Isso pode fazer com que ele perca uma boa chance de otimizar algum termo ou palavra-chave importante dentro desse conteúdo.

Outros clientes percebem que os textos do site tem grande importância e acabam contratando uma agência de publicidade ou de consultoria por aí, que em sua maioria, estão acostumadas a trabalhar com o “meio físico” como impressos e televisão. Esse “costume” acaba gerando uma falha quando vão criar um conteúdo para um site. A falha é não saber “falar”com o Google e com o seu público alvo ao mesmo tempo.

Caso você seja retador e ainda não possua conhecimento sobre SEO e Marketing Digital, dê uma lida antes neste post: Marketing Digital: Google e otimização (SEO) para ter uma pequena introdução ao assunto.

Não é algo fácil essa mudança de hábitos e para melhorar, demanda estudo e prática por parte do redator para conseguir fazer um texto em que agrade ao Google e fique bom de leitura para o usuário do site.

Alguns pontos são relativamente fáceis de adaptar um bom SEO com uma boa chamada, por exemplo, o título para um post ou para um Call to Action (falaremos sobre este termo em outro post).

Confira algumas dicas básicas de SEO para redigir um texto:

Títulos: O ideal é que a palavra-chave escolhida, apareça no começo e que esse título não seja muito longo.

Plágio: O Google está muito evoluído quanto à questão de cópia de conteúdo, se você pegar conteúdo de outro site, o Google eventualmente vai perceber e ignorar sua página. Se alguém copia um conteúdo seu, vai acontecer o mesmo. Óbvio que nada é perfeito e as vezes o Google pode demorar um pouco a perceber, então aproveite para fazer um serviço bem feito e criar um texto único para se garantir.

Links on page: Crie pelo menos 1 link interno na primeira vez que a palavra-chave aparecer, isso é o mínimo a se fazer. A melhor “estratégia” sempre depende muito de que você está falando, tamanho do texto, quantidade de palavras que deseja otimizar, etc. Crie 1 ou 2 links nas palavras-chave para uma página interna e garanta o mínimo para seu conteúdo.

Em SEO não existe fórmula milagrosa, é trabalho constante e sempre se atualizando sobre as alterações dos critérios de relevância dos motores de busca, do comportamento dos concorrentes e vários outros fatores. Como redator, tente adaptar algumas tecnicas ao texto e como profissional de SEO, faça o possível para manter o texto com sentido para o público, pois se ninguem ler, não adianta nada sua otimização.

Acompanhem nossa categoria sobre Marketing Digital!

 
 

Um comentário em “Marketing Digital: Como aprender SEO senhor redator?

Deixe um comentário