carro-0km-1

Será que carro 0km realmente é só alegria?

carro-0km-1Com a popularização da internet, o consumidor ganhou mais uma forma de reclamar ou exigir seus direito a respeito de produtos e serviços oferecidos.

Antes do “boom” das mídias sociais e da valorização do comportamento online, os consumidores reclamavam diretamente com a empresa, com algum orgão de defesa do consumidor e por último com amigos e parentes.

Agora existe a internet e suas várias formas de propagação de informação. Você pode espalhar o que pensa através de vídeos no youtube, blogs gratuitos no wordpress, pequenas notas no twitter ou facebook e até mesmo criar um site próprio.

Já vimos alguns exemplos com vários produtos, mas nesse post vamos ver alguns carros sobre automóveis.

Quando você procura um carro para comprar, primeiramente você pesa os custos e os benefícios entre um carro zero km e um carro usado.

O zero tem a garantia de fábrica, mas a grande desvalorização no primeiro ano. O usado tem o preço mais em conta, mas não há garantias mecânicas. Qualquer um que você escolha terá seus prós e contras.

Algumas coisas que mais valorizam a ideia de comprar um carro zero km é que você não terá dores de cabeça, problemas mecânicos quando compra ou reclamações de problemas comuns em carros usados como arranhões e barulhos internos. Pelo menos é o minimo que você espera de um produto que sai de fábrica direto para sua garagem e tem tantos elogios feitos por repórteres teoricamente especializados e também nas propagandas que valorizam ao máximo o bem.

Infelizmente parece que isso não é regra e tivemos alguns excelentes exemplos online de pessoas que se sentiram lesadas e recorreram à internet para serem ouvidas.

Um dos casos é o do publicitário Spartaco Puccia Filho que realizara um grande sonho de consumo: comprou um Omega CD 4.1 0km e teve problemas logo no dia seguinte da compra.

carro-0km-omega

 

Outro exemplo é da consumidora Daniely de Andrade Argenton que criou o www.meucarrofalha.com.br em 17 de fevereiro de 2011 para reclamar de outra montadora que vendeu um carro que sempre teve problemas. Depois de muita divulgação no Youtube, Twitter, Facebook e Orkut, a montadora resolveu o problema dela. Com isso, o site virou uma ferramenta para outros consumidores que queiram reclamar, basta se cadastrar e informar a situação. “o consumidor tem hoje, através da internet, VEZ E VOZ!”

 

E hoje, dando uma olhada no Youtube, assisti o vídeo do Alexandre, dono de uma oficina especializada em Fiat em Belo Horizonte que comprou o Novo Uno e infelizmente não foi feliz na sua escolha. Assista o vídeo abaixo.

 

Infelizmente há casos em que as empresas não entregam o que propõem em propagandas e promessas de vendedores. Fique atento pois como consumidor, você tem seus direito e também vários meios de ser ouvido e ser atendido.

Se as empresas não relevam a sua primeira reclamação feita diretamente com eles, crie uma “tempestade”, poste vídeos no youtube, use o Twitter e Facebook, crie um blog e mostre para todos, não esquecendo de sempre guardar suas notas fiscais e documentos que as montadoras te entregam.

 
 

5 comentários em “Será que carro 0km realmente é só alegria?

  1. Por isso que tenho medo, tem 1 ano q eu estou escolhendo um carro (ainda não cheguei a nenhuma conclusão) como eu não entendo mt de carro eu só olho os opcionais e o modelo se é bonito ou não. Ai eu fico em duvida se compro um usado ou um novo, pelo jeito comprar um novo é problema tbm. Triste ver q as pessoas escolhem tanto pra comprar e qdo realizam seu sonho de consumo o carro vem com defeitos e eles nem se preocupam em arrumar/ dar outro em troca do q tem problema. Q descaso com o consumidor.

  2. o cara tambem foi comprar um carro que nao vale nada

    era melhor ele comprar um opala 83 mas nao comprava isso ai!!!!!

    mas de qualquer modo ele tem toda razao

    1. pior é que o cara é dono de oficina especializada FIAT, ter que ver e mecher com FIAT todo santo dia depois de um problemao desse deve ser horrivel.
      Fora que o cara reclama com conhecimento de causa e nao só porque esta incomodado com os problemas do carro que saiu direto da concessionaria

Deixe um comentário para Angélica Mello Cancelar resposta