Letra C – Glossário

CLICKTHROUGH – CTR

Ação de clicar em um link e chegar em uma determinada página de destino. Esta ação pode ser realizada em um anúncio de mídia paga, em uma das páginas exibidas na busca orgânica ou até mesmo tem um link interno direcionado para outro site dentro de uma página específica.

CLOAKING

Cloaking é uma das principais penalizações do Google. Neste caso, um site é penalizado quando exibe conteúdos diferentes para motor de busca e usuário. Quando falamos em SEO Black Hat, o Cloaking é muito comum. Esta é uma das mais severas penalizações do Google, chegando a exclusão de um site dos resultados de pesquisa orgânica por tempo indeterminado.

CMS – CONTENT MANAGEMENT SYSTEM

Estes sistemas são utilizados para gerenciamento de conteúdo. Podem ser utilizados por usuários leigos e até mesmo por usuários avançados que consigam customizá-los de forma mais complexa e avançada. Estas plataformas podem ser utilizadas para criação de sites, blogs e outros tipos de página. Entre os CMSs mais famosos, podemos citar o WordPress.

CONTEÚDO

Não se assuste por encontrar conteúdo neste glossário. O conteúdo nada mais é do que a parte de texto de uma página. Atualmente, o conteúdo desempenha um papel chave para o rankeamento de páginas orgânicas, tendo se tornado um dos principais fatores de rankeamento para o Google. Seu objetivo é ajudar um usuário a compreender e resolver um problema.

CONVERSÃO

A conversão é uma das principais ações do usuário em uma página. Quando pensamos em resultados, tráfego sem conversão não é nada. Então, quando falamos em conversão de SEO, estamos falando sobre qualquer ação que faça com que um usuário realize uma ação previamente determinada por um site ou blog. Neste caso, a conversão pode ser desde a assinatura de uma newsletter, download de um ebook ou até mesmo a realização de uma compra. São as conversões que vão justificar o investimento em SEO para a sua equipe.

CPA – CUSTO POR AÇÃO

Custo por ação é uma das formas de monetização e cobrança de publicidade online onde o que é mensurado é uma determinada ação. Esta ação pode ser a visualização de um vídeo, compra de um produto ou qualquer outra ação que o dono da campanha espera que seja realizada com o seu anúncio. A cobrança, neste caso, será sempre realizada quando a ação previamente determinada for realizada. número de páginas em uma busca. Também é conhecido como crawler, robot ou spider.

CPC – CUSTO POR CLIQUE

O custo por clique é o valor pago para cada clique em um anúncio de campanhas de PPC (Pay Per Click). Este é um dos métodos mais comuns para cobrança de campanhas de mídia paga digital.

CRAWLER

Como listado acima, o crawler, também conhecido como Bot, é um robô utilizado pelos motores de busca para indexar as páginas de um site.

CTR – CLICKTHROUGH RATE

O CTR é uma métrica que mensura a porcentagem de cliques realizados a cada 100 impressões de um anúncio ou página no motor de busca. Este número é essencial para compreender o quão relevante um anúncio ou título está para um motor de busca. Testes com o CTR são essenciais para obter melhores resultados em campanhas.

CTA – CALL TO ACTION

O CTA é uma das formas utilizadas em sites e blogs para induzir um visitante a tomar uma determinada ação. Este CTA pode ser utilizado em forma de imagem ou texto, e seu objetivo é sempre realizar uma conversão de um usuário ou incentivá-lo a interagir com algum outro tipo e formato de conteúdo.