Quais são algumas curiosidades sobre Portugal desconhecidas pela maioria?

Portugal é um dos países mais antigos da Europa

Tem as mesmas fronteiras definidas desde 1139, há quase 900 anos. O nome Portugal aparece pela primeira vez no ano 868, durante a Reconquista sobre os muçulmanos.

Lisboa é mais antiga que Roma

É a segunda capital europeia mais antiga depois de Atenas, e mais ou menos quatro séculos mais velha do que Roma. Muitos historiadores acreditam que foi estabelecida pelos fenícios perto de 1200 ac.

Portugal já teve uma rainha morta

Quando Pedro I foi coroado Rei de Portugal em 1357, proclamou a sua amada Inês de Castro Rainha, apesar de esta já ter morrido em 1355.

Paris é a segunda maior “cidade portuguesa”

Esta constatação tem como base o número de portugueses que residem nesta cidade, estimado em cerca de 700 mil. Contudo, França não é o único país europeu (para além de Portugal) onde se pode encontrar uma percentagem elevada de habitantes portugueses, por exemplo: cerca de 12% da população luxemburguesa é portuguesa.

A Aliança Luso-Britânica é a mais antiga do mundo

A Aliança Luso-Britânica, entre Inglaterra (Reino Unido) e Portugal, é a aliança mais antiga do mundo que ainda está em vigor. Esta aliança foi assinada em 1373 e está em vigor até hoje.

Os dois países aliaram-se em diferentes guerras, o Reino Unido entrou na Guerra Peninsular Ibérica (como aliado de Portugal) e Portugal entrou na Primeira Guerra Mundial (como aliado de Inglaterra).

Metade do “Novo Mundo” pertenceu a Portugal

Em 1494, foi assinado o Tratado de Tordesilhas que, essencialmente, deu a Portugal a metade oriental da “Nova Palavra”, incluindo o Brasil, a África e a Ásia.

O Império Português foi o primeiro império global da história, e uma das mais antigas potências coloniais, que durou quase seis séculos desde que Ceuta foi capturada em 1415, até que Macau foi entregue à China em 1999.

Portugal foi o primeiro poder colonial a abolir a escravidão

Portugal aboliu a escravidão em 1761, meio século antes da Grã-Bretanha, França, Espanha ou os Estados Unidos. No entanto, Portugal também foi o primeiro país europeu a abrir um “Mercado de Escravos”, em Lagos.

O português é a 5ª língua mais falada do mundo

O português é a quinta língua mais falada do mundo, com cerca de 273 milhões de falantes totais. É geralmente listada como a quinta língua mais falada no mundo depois do mandarim, inglês, espanhol e árabe. O Português é falado em 5 continentes e é a língua oficial em 9 países.

Portugal tem a maior central de energia solar do mundo

Portugal tem a maior central de energia solar do mundo, situada na zona do Alentejo. Portugal também tem uma central de energia das ondas que começou a produzir energia a Outubro de 2006.

Portugal introduziu o hábito de beber chá na Grã-Bretanha

A mundialmente famosa cerimónia do chá em Inglaterra, surgiu com a portuguesa Catarina de Bragança, casada com o rei Carlos II de Inglaterra, que trouxe esta moda para a corte inglesa.

Portugal é o terceiro país do mundo que consome mais peixe

Portugal é o terceiro país do mundo que consome mais peixe, depois do Japão e da Islândia. Os cidadãos dos Açores comem quase 76 kg de peixe por ano, que é um valor muito superior à média mundial de 16 kg.

Enquanto estado laico, Portugal não tem religião oficial

Enquanto estado laico, Portugal não tem uma religião oficial. No entanto, cerca de 84% da população refere ser Católica.

Lisboa foi atingida por um dos mais poderosos terramotos da história levando ao nascimento da sismologia

A 1 de Novembro de 1755, Lisboa foi atingida por um terramoto de magnitude 9,0. Além disso, o terramoto aconteceu no Dia de Todos os Santos, uma grande festa onde se acendem muitas velas, provocando assim inúmeros incêndios.

Morreram 275.000 pessoas e 85% dos edifícios foram destruídos, incluindo famosos palácios e igrejas. Sendo Lisboa a capital de um devoto país católico, com uma longa história de evangelismo nas colónias, esta catástrofe causou muitos obstáculos à Igreja Católica, que não conseguiu explicar esta manifestação da raiva de Deus.

A ponte mais longa da Europa fica e Portugal

A ponte mais longa da Europa é a ponte Vasco da Gama, com 17.185 metros de comprimento.

 
 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.