A guerra de publicidade entre marcas de automóveis

Fora do Brasil, temos uma briga peculiar entre algumas marcas de automóveis de luxo em que uma provoca a outra e utilizam os concorrentes em suas propagandas. Depois desse caso da Nissan com os “pôneis malditos” resolvi colocar aqui alguns exemplos que acontecem no exterior. Algumas propagandas são mais antigas mas nem por isso perdem sua criatividade.

 

A Audi  ganha na genialidade mesmo algumas vezes o tiro saindo pela culatra.

Começamos com essa propaganda que sugere aos infelizes donos de BMWs e Mercedez-Benz comprem uma capa com o desenho do Audi R8 Spyder e o texto da campanha era:

“Não tem um Audi R8 Spyder? Agora você pode fingir ter um, causar inveja nos vizinhos e ainda pensar que o carro dos seus sonhos está estacionado na porta de casa. Perfeito para os proprietários de BMW e Mercedez-Benz e suas vidas cheias de pesar”

 

 

Nessa outra, o pessoal da Audi resolveu intimidar a BWM com um outdoor como se elas  estivessem em um jogo  de xadrez.

No outdoor colocado pela Audi tem o texto “Your move, BMW” (“sua vez, BMW”) dando a ideia de ter encurralado a BMW quem em  resposta,  colocou um genial “Checkmate” no dele.

 

Agora, mudando seu alvo para a Mercedez-Benz, a Audi alfineta o S Class.

 

Agora temos uma da BMW de 2006 em que no folder há o seguinte texto:

– Parabéns à Audi pela conquista do prêmio de Carro do Ano 2006 na África do Sul.
– Do ganhador do prêmio de melhor Carro do Mundo em 2006.

 

Temos essa propaganda que a Audi fala que possui o melhor de cada concorrente no seu carro.

 

E essa última também da Audi provocando os clientes da BMW

 

E o que vocês acham dessa política brasileira de ter tantas regras e proibições para se fazer um anúncio?

 
 

Deixe um comentário