Poker: A importância da posição na mesa

No Texas Hold’em, assim como em alguns outros jogos de pôquer, sua posição tem um grande impacto no jogo. Pode ser sua maior fraqueza ou sua maior vantagem. Na modalidade de poker Texas Hold’em existe um botão de dealer (button), seguido em sua esquerda pelo small blind e depois o big blind. Antes do flop, o jogador do lado esquerdo do big blind começa jogando. A sequência para os próximos é no sentido horário, ou seja, o próximo à esquerda, depois o outro. Após o flop, a posição inicial passa a ser do jogador à esquerda do botão de dealer, seguindo também no sentido horário. Caso ainda não tenha percebido, a posição do dealer é a melhor de todas: você tem a distinta vantagem de avaliar a ação de cada jogador antes de tomar sua decisão. Em contraste, as posições iniciais são as piores posições, onde você joga sem nem imaginar o seu oponente fará depois. Podemos dividir as posições do Hold’em em iniciais, médias e finais. Analisaremos os blinds separadamente, pelas suas peculiaridades.

Posições Iniciais (Early Position)

As posições iniciais consistem nos dois primeiros assentos à esquerda do big blind. São as piores posições no jogo, pois trazem a dificuldade natural de ter menos informações sobre seus oponentes, enquanto seus oponentes terão mais informações sobre você. A primeira posição é conhecida como “under the gun“, ou seja, “na mira de uma arma”, o que corresponde à dificuldade associada a essa posição. A grande dica para jogar nas posições iniciais é escolher apenas as melhores mãos possíveis, preferencialmente aquelas chamadas de “monster hands”. Entrar no pote com mãos fracas ou pagar aumentos (raises) nessas posições geralmente significa perder bastante dinheiro na modalidade de poker Texas Hold’em.

Posições Médias (Middle Position)

Posições médias são geralmente definidas como do 3º ao 5º jogador da rodada. Você está claramente em uma posição melhor do que as iniciais, mas ainda é ameaçado pelos jogadores nas posições finais. Você tem mais liberdade de escolha, mas ainda assim é muito importante uma adequada seleção das mãos. O conhecimento da atitude habitual dos jogadores em posições finais também é importante. Fique mais liberal na sua escolha de mãos apenas se souber que as mesmas estarão em vantagem contra seus oponentes que ainda irão agir.

Posições Finais (Late Position)

As posições finais são o botão de dealer e mais uma ou duas posições antes do mesmo. Essas posições são as mais fortes no Texas Hold’em, tendo valor tanto antes quanto depois do flop, pois você tem a vantagem de ver o que a maior parte dos jogadores fez antes de tomar sua decisão. As posições finais permitem a você uma escolha mais liberal de mãos iniciais. Mãos como conectores de mesmo naipe (ex.: 89s), Ás com qualquer carta de mesmo naipe (ex.: A5s), e outras mãos “especulativas” começam a ter valor e serem jogáveis nessas posições. Uma coisa importante de se notar é que a sua mão não é diferente de acordo com a posição que está. Ou seja, não é porque está no botão de dealer que sua mão fica invencível, então cautela é sempre necessária. As posições finais permitem uma maior liberdade e facilidade de decisões, mas apenas isso!

Os Blinds

Os blinds, também conhecidos como pingos ou escuros, são o small blind (pingo menor) e big blind (pingo maior). São posições especiais, pois parecem com as posições finais antes do flop, mas são as posições piores após o flop. A rodada antes do flop passa por todas as posições, chegando ao small blind e por último no big blind. Isso dá aos blinds uma idéia bem razoável do que os oponentes que entraram no pote podem ter. Mais é ai que acaba a vantagem. Apesar de serem os últimos a agir antes do flop, serão sempre os primeiros após o flop, turn e river. Nessas 3 últimas rodadas, a primeira posição é o jogador à esquerda do botão de dealer, seguindo em sentido horário. Os blinds já colocaram obrigatoriamente dinheiro no pote. Caso não tenha havido aumentos antes do flop, poderão vê-lo pagando pouco (small blind) ou até mesmo nada mais (big blind). Entretanto, em caso de aumentos, são posições a serem jogadas com muita cautela, pois terão a desvantagem de posição após o flop.

Concluindo

A posição é um dos principais fatores na escolha das mãos iniciais e na sua atitude em toda a rodada, mas não se esqueça de prestar atenção nos oponentes. Se você estiver numa das posições finais, mas antes de você já teve raise e re-raise, pense bem antes de entrar na mão, pois provavelmente você estará em desvantagem.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
 
 

Deixe uma resposta