Poker: Regra de desempate

Kicker ou carta de desempate

O “kicker” é a carta “extra”, que não faz parte de nenhuma combinação ganhadora em nossa mão, mas que serve para dar valor a nossa jogada em caso de empate.

Para se tornar um vencedor no poker, é necessário prestar atenção a todas as circunstâncias que costumam decidir as jogadas. Portanto, quando tivermos uma jogada que nos parece boa, devemos nos assegurar que o nosso kicker também reforça a nossa mão.

Suponhamos que, na mesa, uma das cartas seja um K (Rei), e que nós tenhamos um outro K em nossas mãos, acompanhado por um 3. Se, das cinco cartas comunitárias, o Rei for a maior, é possível que nosso par de reis seja uma boa jogada. Mas há um detalhe: Você tem um só rei e o outro rei está sobre a mesa. A probabilidade indica que algum dos outros jogadores poderia ter outro dos reis.

Sendo assim, é certo que o que decidirá o vencedor será a segunda carta de mão – em nosso caso uma carta de valor muito baixo (um 3). Nossa carta fundamental é o Rei, e a outra será o “kicker” (carta de desempate). Lembre-se que, em caso de empate, o kicker determinará quem é o vencedor. Portanto, não devemos ser excessivamente otimistas se a mesa apresenta essas cinco cartas comunitárias: K 6 7 9 2. Isso porque nossa mão (K-3) seria batida por qualquer jogador que tivesse um Rei acompanhado de um 8. Por exemplo:

Com nosso K-3 a jogada que faremos será K K 9 7 6 (cinco melhores cartas).

Com o K-8 do nosso rival a jogada será K K 9 8 7 (cinco melhores cartas).

Se, pelo contrário, nosso rival tivesse K-4, que, apesar de ter um “kicker” de valor superior ao nosso (um 3), dividiríamos o pote, já que as cartas comunitárias seriam as que ambos utilizariam para compor a jogada:

Com nosso K-3 a jogada que faremos será K K 9 7 6 (cinco melhores cartas).
Se nosso rival tem K-4 a jogada que ele fará também será K K 9 7 6 (cinco melhores cartas).

 
 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.