facebook-logo

Porque as empresas ainda insistem em criar perfis no Facebook?

facebook-logoEste é mais um de uma centena de post’s que existem na Internet, que orientam as empresas a utilizarem a fan page do Facebook para interagirem com seus fãs.

Explicarei a diferença entre perfil e fan page, além de apresentar algumas formas de interagir com seus fãs.

O que é perfil no Facebook?

O perfil é direcionado a um ser humano, uma pessoa, um ser! No perfil o usuário realiza configurações informando dados pessoais, como: cidade natal, onde mora, idade, se possui parentes, sexo, relacionamento e entre outros. Agora me explica, desde quando uma empresa tem sexo? Como que a sapataria do Seu Zé tem um relacionamento sério com a padaria do Seu Joca?

Além dos dados pessoais, o usuário ainda pode publicar fotos, vídeos, links, se divertir em jogos e ainda comentar no mural de seus amigos.

Portanto, perfil no Facebook não é para empresas.

O que é fan page no Facebook?

Fan page é um perfil empresarial que apresenta informações do negócio em que a empresa atua, como: instituição de ensino, varejo, indústria e entre outras categorias. Quando se cria uma fan page e define claramente sua categoria, o Facebook consegue definir filtros de campanha para a empresa, ou seja, direciona seus anúncios para o público correto. Além de oferecer gráficos de análise do número de pessoas que curtem a página, que curtem os comentários, melhor dizendo, da interação com a fan page.

Interagindo com seus fãs

Um grande número de desenvolvedores oferecem vários aplicativos para adicionar a sua fan page, aplicativos que realizam sorteios, formulários de contato, gerados de cupons, integradores de conteúdo (iframes) e vários outros.

Através de uma estratégia de marketing utilizando estes aplicativos, a empresa consegue interagir com seus fãs, gerando fidelização e transformando-os em formadores de opinião.

A Fan page oferece ainda plug-ins para serem utilizados no site da empresa. O plug-in mais conhecido é o botão Curtir. É imprescindível que este botão esteja em cada página de seu site, e se torna mais importante se você tem um e-commerce, para que o fã curta sua página ou produto e divulgue para a lista de contatos que possui.

Você tem razão, estou convencido, como posso migrar meu perfil para uma fan page no Facebook?

É simples!

Passo 1. Acesse o Facebook usando a conta do administrador do perfil que você deseja migrar.

Passo 2. Acesse este link para iniciar a migração.

Passo 3. Escolha em que categoria sua página será criada. O Facebook oferece as seguintes opções: Negócios Locais, Empresa, Marca ou Produto, Artista ou Figura Pública, Entretenimento e Causa ou Comunidade.

print-categoria-fan-pageEscolha sua categoria (Foto: PrintScreen/Arthur Netto)

Passo 4. Assim que escolher a categoria, complete as informações solicitadas pelo Facebook.

Passo 5. Ao preencher todos os dados, basta confirmar a migração. Mas antes disso, faça o backup de suas informações, fotos e aplicativos. O Facebook não migra estas informações e você corre o risco de perdê-las. Fique tranquilo, aqueles que eram amigos no perfil automaticamente serão fãs em sua fan page.

Pronto! Fica a dica! Compartilhe com outras pessoas, para uma melhor organização de perfis e fan pages no Facebook!

 
 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.